sábado, 31 de julho de 2010

O que sabemos nós sobre associativismo?

O que sabemos nós sobre associativismo? muito pouco, o nosso povo interessa-se quase nada pelo coletivo duma forma organizada, é confrangedor e ao mesmo tempo preocupante, visto que é o bem estar de todos que se questiona.
Foi quase meio século de ditadura, quando mais de duas pessoas era um ajuntamento e lá vinha a PIDE. Não posso esquecer que precisamente no dia em que se derrubava o antigo o regime a regra continuava, lembro-me como se fosse hoje, o Movimento das Forças Armadas apelando à não participação do povo, sugerindo mesmo que ficássemos em casa, que não saíssemos à http://omundodeanabele.blogspot.pt/?expref=next-blogrua. Lá se consolidou o golpe dos cravos e aqui estamos nós mais ou menos contentinhos embora envoltos em muita dificuldade de diversa ordem, dificuldades estruturantes mesmo ao nível da construção desse tipo de democracia e precisamente porque não nos interessa o que nos devia interessar a todos, daí que a as nossas organizações são frágeis, algumas quase podres; lembrava-me dos sindicatos, dos partidos políticos, das comissões de trabalhadores, comissões de moradores, associações de estudantes, assembleias de freguesia, faço mesmo a pergunta, quantos de nós já participámos na assembleia da nossa Freguesia? Pois... e claro está, os clubes de futebol também são muito mal estruturados no que respeita ao interesse coletivo, além de que deveriam ser mais desportivos, onde se englobassem outras modalidades que não o futebol e pior que isso tudo é que não praticamos, somos desportistas de café, tasca e sofá, como ficamos cada vez mais em casa, cada vez mais somos desportistas de sofá. Não mexemos uma palha.
Gostava de salientar que na última Assembleia Geral do Sport Lisboa e Benfica, estiveram presentes 120 sócios para tratar de um assunto de delicada importância, tão só a alteração dos Estatutos. Portanto o Desporto em Portugal é como é, o Benfica é como os sócios querem que seja, tal como se vê, tal como se lê, como se sente.
Tanta palavrinha para chegar aqui, à vida do clube vermelho da águia. Felizmente somos uma massa humana imensa, perto das duas centenas e meia de milhar de associados e milhões e milhões de simpatizantes, mas ao mesmo tempo a alegria de sentirmos fazer parte dessa tão vasta família deveria dar-nos responsabilidade no que dizemos e escrevemos em público acerca do glorioso Sport Lisboa e Benfica, claro que somos livres de dizermos e escrevermos o que nos passar pela tola, mas não podemos ou não devemos fazer o papel dos nossos adversários até porque nem eles precisam, estão muito bem instalados nos órgãos de poder e comunicação social para que precisem de nós, mas evidente que se vier alguma coisa do lado de dentro terá sem nenhuma dúvida outro impacto.
Nem me vou pronunciar em particular sobre nenhum caso, só gostava de ver os benfiquistas com o sentido de responsabilidade do que realmente representam, são o melhor Clube do Mundo, como tal vamos comportar-nos em conformidade.

Viva o Benfica!
Viva o Benfica!
e pluribus unum!

1 comentário:

  1. Que texto tão atual e pertinente!
    A minha vénia.

    Fernando Tomás

    ResponderEliminar